CTEEP recicla 17,5 mil lâmpadas fluorescentes

A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), maior empresa privada de transmissão de energia elétrica do País, vem ampliando seu compromisso pela sustentabilidade. Em uma atitude responsável, a companhia pôde descartar, de maneira ecologicamente correta, 17,5 mil lâmpadas fluorescentes.

Desde 2005, quando foi realizado o último descarte, todas as lâmpadas fluorescentes queimadas foram armazenas em quatro depósitos da companhia. "Quando atingimos um número significativo de lâmpadas para realizar a ação, contratamos uma empresa especializada no descarte ecológico e na reciclagem, que reaproveita todos os materiais voltando para a cadeia produtiva em forma de matéria-prima", afirma Carlos Eduardo Arteze, coordenador da área de Meio Ambiente da Divisão de Gestão da Manutenção da CTEEP.

Sem contaminação

Para evitar a contaminação, as lâmpadas fluorescentes são trituradas em ambiente fechado e os materiais, como o vidro e alumínio, são separados e reaproveitados na produção de outros produtos.

A CTEEP respeitou todas as normas ambientais, já que há grande perigo quando uma lâmpada dessas se rompe. O mercúrio, contido no interior do produto, acaba sendo liberado em forma de vapor e, se ingerido ou inalado, causa efeitos nocivos ao sistema nervoso central humano.

CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista
A CTEEP é uma companhia do Grupo Empresarial ISA, que opera uma complexa rede de transmissão, por onde trafegam 30% da energia produzida no Brasil e 60% da eletricidade consumida no Sudeste do País. Seu sistema elétrico é composto por 12.140 km de linhas, 18.646 km de circuitos de transmissão e 102 subestações com capacidade de transformação de 43.109 MVA. Com uma extensa malha de linhas de transmissão e subestações em todo o Estado de São Paulo, atende concessionárias de distribuição, consumidores de grande porte e ao exigente mercado brasileiro. Com as conquistas de novas concessões nos últimos leilões de transmissão, a CTEEP hoje está presente em doze estados brasileiros. Seu lucro líquido em 2008 foi de R$ 827,1 milhões.

Grupo Empresarial ISA
Atua nos setores elétricos e de telecomunicações. Maior transmissor de energia da América Latina, o grupo possui 37.629 quilômetros de circuito de alta tensão e mantém atividades de transporte e serviços associados, como a operação e administração dos mercados de energia. É formado pelas seguintes empresas no setor de eletricidade: ISA, Transelca, ISA Peru, Red de Energia del Peru, Consorcio TransMantaro, ISA Bolívia, XM – Compañia de Expertos em Mercados e CTEEP. Em telecomunicações, atua na Colômbia e Peru com a empresa Internexa. O Grupo ISA detém mais de 37% do capital total da CTEEP
 
Informações para Imprensa
CDI Comunicação Corporativa
www.cdicom.com.br- (55 11) 3817-7900
Mariana Bertolini – mariana@cdicom.com.br- (55 11) 3817-7913
Mariangela Morenghi – mariangela@cdicom.com.br- (55 11) 3817-7946
Anaísa Silva – anaisa@cdicom.com.br- (55 11) 3817-7917 Voltar