CTEEP é classificada pela Fitch Ratings

A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) foi classificada pela Fitch Ratings, uma das maiores e mais conceituadas agências de classificação de risco de crédito do mercado, Rating Nacional de Longo Prazo 'AA(bra)' e, também, Rating Nacional de Curto Prazo 'F1+(bra)' (F1 mais(bra) à proposta de emissão de notas promissórias da empresa, sem garantia, no montante de R$ 200 milhões e prazo de 360 dias, a partir da data da emissão, com pagamento do principal e dos juros na data de vencimento. Quanto ao rating corporativo, a perspectiva é estável.

Segundo a Fitch, os ratings da CTEEP refletem o forte perfil financeiro da empresa, caracterizado por reduzida alavancagem, geração de caixa das operações estável e previsível, assim como o baixo risco dos negócios. As classificações incorporam, ainda, o alto índice de distribuição de dividendos da empresa e sua agressiva estratégia de expansão. Ainda de acordo com informações da agência, a companhia tem forte posição no mercado e está bem posicionada para participar de futuros leilões de novas linhas de transmissão no Brasil.

"Para a CTEEP, a atribuição dos ratings 'AA(bra)' e 'F1+(bra)' à companhia e à emissão das notas promissórias é fruto de uma estratégia de longo prazo, focada na criação de valor. Isso é prova da solidez conquistada por meio de práticas de administração financeira de excelência, bem como a comprovação do baixo risco de crédito da companhia", afirmou Márcio Lopes Almeida, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da CTEEP.

CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista
A CTEEP é uma companhia do Grupo Empresarial ISA, que detém mais de 37% do capital total e opera uma complexa rede de transmissão, por onde trafegam 30% da energia produzida no Brasil e 60% da eletricidade consumida no Sudeste do País. Seu sistema elétrico é composto por 12.140 km de linhas, 18.495 km de circuitos de transmissão e 102 subestações com capacidade de transformação de 43.069 MVA. Com uma extensa malha de linhas de transmissão e subestações em todo o estado de São Paulo, atende concessionárias de distribuição, consumidores de grande porte e ao exigente mercado brasileiro. Com as conquistas de novas concessões nos últimos leilões de transmissão, a CTEEP hoje está presente em doze estados brasileiros. Seu lucro líquido em 2008 foi de R$ 827,1 milhões.

Grupo Empresarial ISA
Atua nos setores elétricos e de telecomunicações. Maior transmissor de energia da América Latina, o grupo possui 37.629 quilômetros de circuito de alta tensão e mantém atividades de transporte e serviços associados, como a operação e administração dos mercados de energia. É formado pelas seguintes empresas no setor de eletricidade: ISA, Transelca, ISA Peru, Red de Energia del Peru, Consorcio TransMantaro, ISA Bolívia, XM – Compañia de Expertos em Mercados e CTEEP. Em telecomunicações, atua na Colômbia e Peru com a empresa Internexa.
 
Informações para Imprensa
CDI Comunicação Corporativa
www.cdicom.com.br- (55 11) 3817-7900
Mariana Bertolini – mariana@cdicom.com.br- (55 11) 3817-7913
Mariangela Morenghi – mariangela@cdicom.com.br- (55 11) 3817-7946
Anaísa Silva – anaisa@cdicom.com.br- (55 11) 3817-7917 Voltar